O que é cifra ?


O que é cifra ?
Cifra é uma maneira popular de escrever as notas utilizadas em uma música. A cifra não é a partitura da música, pois não contém o tempo das notas nem o ritmo musical. Para tocar uma música utilizando cifras você deve obrigatóriamente conhecer a música antes.
O que é cifra melódica ?
As cifras são normalmente utilizadas para representar os acordes harmônicos de uma música, a parte melódica fica com a voz. A cifra melódica representa a melodia da música, geralmente as notas cantadas por voz ou alguns solos instrumentais.
cifra melódica não possui acordes, apenas as notas utilizadas pela melodia. Na cifra normal são escritos os acordes das músicas e na cifra melódica apenas as notas únicas da harmonia.
Qual a diferença entre cifra normal e cifra melódica ?
A cifra normal escreve os acordes da música, a harmonia. Na cifra normal a parte melódica da música é geralmente deixada para a voz, para ser cantada. Na cifra melódica não estão os acordes e sim a notas utilizadas pela melodia da música, geralmente a parte cantada da música ou algum solo instrumental.
O que é harmonia e melodia ?
Do ponto de vista das cifras , harmonia são os acordes da música executados em sequência. Ao ouvir apenas os acordes nem sempre é possível identificar a música.
A melodia, do ponto de vista das cifras, é a parte cantada ou executada por algum instrumento em solo. Não são acordes, porém, uma sequência de notas em determinado ritmo. Ouvindo a melodia você quase sempre reconhece a música.
O que são instrumentos harmônicos e instrumentos melódicos ?
Instrumentos harmônicos são aqueles capazes de tocar 3 ou mais notas ao mesmo tempo. Como violão, piano, guitarra, baixo.
Instrumentos melódicos são aqueles que são capazes de tocar somente uma nota de cada vez, como flauta doce, saxofone, clarinete, trompete e outros.

É possível utilizar um instrumento harmônico como instrumento melódico, basta executar um solo, ou seja, uma nota de cada vez. Isto geralmente acontece no piano quando a mão esquerda faz um acorde , a harmonia, e a mão direita toca alguma sequência de notas, a melodia.
Não é possivel usar um instrumento melódico de forma harmônica, a não ser que você coloque no mínimo três deles juntos e cada um executando uma nota do acorde.