Como a música pode ser escrita ?


Como a música pode ser escrita ?

Existem várias maneiras de escrever música em papel para que outra pessoa possa tocar. A Partitura, que é a forma mais completa, as cifras que é muitas vezes limitada à harmonia e as notas transcritas, que é conhecida também como cifra melódica.
Partitura
A partitura é a forma mais completa para escrever músicas. Desenvolvida por séculos ela alcançou o estado da arte da escrita musical. Com a partitura um músico que nunca ouviu aquela música pode toca-la com perfeição. Se uma partitura do século 18 for encontrada , de uma música desconhecida, o músico pode tocar ela, hoje, exatamente da maneira como o compositor imaginou a música. Isso acontece porque na paritura temos todos os elementos necessários para isso, como as notas, os tempos, as interpretações, os retornos, tudo !
A partitura está para a música assim como a escrita está para a literatura. Se você não conhece uma história, nunca ouviu ela, mas, ela está escrita em um livro, basta ler e você saberá tudo. Porém, aquele que não sabe ler terá que pedir para alguém contar para ele a história. Assim é com a música em partitura. Quem não sabe ler partitura tem que obrigatóriamente ouvir de alguma outra fonte a música sendo tocada primeiro para poder conhecê-la. Um músico que não sabe ler partitura é equivalente a um contador de histórias que não sabe ler. Pode até contar histórias muito bem, mas, sempre dependerá de outros para conhecer novas histórias.
Cifra
A cifra é uma excelente ferramenta para auxiliar o músico a tocar uma música que ele já ouviu alguma vez. É obrigatório ouvir a música antes de toca-lá por cifra, porque na cifra não a indicações de tempos e pulsações como na partitura. Em 99,99% dos casos a cifra traz apenas a linha harmônica da música e a linha melódica é feita pela voz.
A cifra , quando feita para teclado, trará simbolos que representam acordes. Estes acordes devem ser executados acompanhando a parte cantadada da música, criando assim a base harmônica.
Cifra Melódica ou Notas Transcritas da Melodia
As notas transcritas ou cifra melódica tem o mesmo princípio da cifra normal, porém foi feita para representar a linha melódica da música e não a harmonia. Neste caso, assim como na cifra normal, não é possível tocar a música sem antes ter ouvido ela em algum lugar, porque na cifra melódica não há tempos e ritmos.
A cifra normal é utilizada para instrumentos harmônicos como teclado e violão e a cifra melódica é utilizada para instrumentos como melódicos como flauta, sax, clarinete, trompete, violino e outros.
PartituraCifraCifra Melódica
Precisa ouvir a música antes ?NãoSim
Sim
Tem todos os elementos musicais ?SimNão
Não
Pode ser facilmente lida com pouco estudo ?NãoSim
Sim
Grande acervo de músicas ?SimSim
Não
Representa a música fielmente ?SimNão
Não